Como está o clima na sua mesa de trabalho?

Certa vez em uma reunião de trabalho estávamos conversando sobre maneiras de saber se as coisas andavam bem na equipe. Andar bem no sentido entrosamento entre as pessoas, se elas ainda se suportavam e davam conta de trabalhar juntas, se a pressão do projeto estava influenciando ou qualquer outro fator. Respondi que, para mim, o clima da mesa é um dos principais indicadores de o quão bem um time pode estar.

maxresdefault

Tormentas, terremotos e um arco-íris

Levando em conta um contexto de um time de desenvolvimento de software, em um ambiente ágil, o ato de colaborar é uma necessidade básica. E é comum neste tipo de ambiente encontrar uma disposição da equipe no que chamamos de Mesa de Jantar. Assim como o nome diz, neste tipo de disposição as pessoas se sentam ao redor de uma mesa, com vista para todos. Esta organização favorece a interação entre as pessoas, a conversa flui e todos tem contato visual com todos. Sem esforço adicional. Longe de ser aquele ambiente onde cada um tem a sua baia, que mais se parece a uma propriedade privada.

 

dinner

Também pode parecer óbvio, mas só pra garantir que alguém já pesquisou isso antes, há algumas pesquisas[1] [2] que indicam que a quantidade de afeto demonstrada dentro de uma equipe está diretamente ligada ao sucesso que esta equipe vai alcançar. E, lembrando que um trabalhador comum no Brasil passa quase 1/3 da sua vida no ambiente de trabalho, seja qual for este ambiente, temos uma fatia de tempo bem considerável, certo?

Vale observar então alguns pontos, como por exemplo:

  • As pessoas do time se cumprimentam quando chegam para trabalhar?Cumprimento de verdade, onde todos entendem a saudação e respondem, por exemplo. Caso nem se cumprimentarem, já pode desfazer o time aí mesmo #ficaadica
  • Vez ou outra o time sai junto para almoçar? Ou para algum outro tipo de refeição?“Ah, mas eu não sou obrigado a comer naquela espelunca que vocês vão!” #meajudaateajudar
  • O time conta piadas, ou alguém com mais ~talento~ para a coisa, e, por pior que seja, as pessoas dão risadas.
  • O time tem alguma atividade fora do ambiente de trabalho, como ir a um bar, correr de kart, visitar uma exposição ou qualquer outro tipo de atividade que seja longe do escritório?Há empresas que destinam uma verba para as equipes investirem em ‘Team Outings’
  • O time comemora as pequenas conquistas do dia-a-dia, como aquele build que ficou verde, no teste que não passava ou naquele café maroto que o seu par fez.
  • Recentemente um colega de time defendia que, caso ele desse um espirro e ninguém respondesse com um sonoro saúde, tínhamos um claro sinal de que ninguém ao seu redor prezava por ele. Bom, nem tanto, mas segue a mesma ideia.

Seguramente existem outros aspectos aí, mas vale o exercício para entender como anda a sua equipe.

Mas então o lance é estimular que as pessoas sejam “amigas”?

Bom, é mais ou menos por aí. Eu costumo dizer que a única pessoa que eu escolhi pra ficar do meu lado nessa vida foi a minha esposa (mas se ela também não me escolhesse, não adiantaria de nada). Ou seja, não temos a obrigação de ser Best Friends Forever de todo mundo. O que não quer dizer que você não possa prezar por uma boa convivência no âmbito profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s